O campeonato: foi baixa a adesão à etapa de Rolante. Não chegou a dar 15 pilotos para a disputa do campeonato Gaúcho.
Escolha da prova: com o teto baixo, e condição bem nublada, escolheram uma prova que daria um zigue zigue na frente da rampa. Seria start na rampa, pilão 1 na Festa da Cuca (no centro da cidade), pilão 2 no Palácio (voltando pro lado do morro, à esquerda da decolagem), pilão 3 na Olaria (na chegada da cidade), pilão 4 no Juca (indo pro pouso oficial), pilão 5 de novo na Festa da Cuca, para goal no pouso oficial.
Chuvas localizadas: Janela aberta e aproximando o star, tínhamos à frente da rampa, bem à frente, uma linha de chuva. O pior vinha da esquerda da decolagem, e que quem estava na rampa não via... Uma "tormenta" desaguando. O Monex estava na rampa querendo decolar, e começa o corre corre na rampa pedindo pro cara não decolar. Já pediam o adiamento do start, e mesmo o cancelamento da prova. Mas o Monex decola assim mesmo... Aí foi o Rafa, o Marcel, o Pélio, e o Tonhão. O Socó até foi pra rampa, mas recuou.
Trovões e raios: Piora a condição, com 5 asas voando na frente, chuva ao lado, trovoadas e correria na rampa, pilotos recolhendo os equipamentos e asas pela iminência da chuva no morro, até que finalmente, cancelamos a prova.
Quem estava no morro tratou de desmontar as asas, ou protegelas da chuva. Choveu pouco, sem encharcar asa asas.
Enquanto isso, todos no morro na "coruja" do rádio, ouvindo os 5 pilotos que voavam fugindo da chuva, indo em direção ao centro da cidade, procurando um pouso seguro. Ouvímos coisa do tipo " não para de subir", "vou mais pra frente que aqui tá ruim"... No final, todos pousaram bem.
Descemos o morro então. Alguns pilotos locais ficaram no morro e até decolaram depois, pois o tempo deu uma aliviada e permitiu as decolagens.
A turma se encontrou no centro da cidade num barzinho, para o lanche, e ouvir os relatos de quem decolou.
O domingo amanheceu fechado em Igrejinha com chuviscos...
Chegamos entubados...
Eu fui à Rolante !!!
O MG10, Clube de Voo Livre de Rolante fez a sua parte: a estrada estava em boas condições, sugurança para os pilotos, e QG com lanches e bebidas:
Eu tinha esperanças em voar...
Espectativa na rampa, com a chuva vindo...
... e piloto no ar.