domingo, 7 de março de 2010

3ª Etapa Campeonato Gaúcho Asa Delta 2010 - ROLANTE

Para este final de semana tínhamos marcado no calendário da FGVL, a 3ª etapa do Campeonato Gaúcho de Asa Delta. Depois da etapa de Igrejinha, no final de semana passado, estava muito a fim de voar em Rolante. Ontem (sábado) a previsão do tempo não garantia condições de sair a etapa, pois alguns sites davam tempo bom, e outros, davam possibilidades de chuvas isoladas, e até trovoadas. E foi o que realmente ocorreu. Fui a Rolante com o Maiquel, e saímos com essa dúvida, se daria ou não prova. Por aqui, o tempo estava bem nublado, mas nós não queríamos ficar por aqui, não ir, e depois sai a prova lá ... Então fomos. Chegamos no centro de Rolante, como de constume, paramos na prefeitura, que normalmente é o ponto de partida para o morro. Tínha um pessoal de Osório por lá, que estava esperando o caminhão subir. Esperamos o Moa de Sapiranga, que vinha sem "motora" e iria subir junto. Subimos então. A estrada para o morro estava boa, e chegamos no morro entubados... Mas fomos montar, pois na frente da rampa, víamos as aberturas e tínhamos esperanças de melhora na condição. O teto foi subindo, algumas asas foram chegando, até que o morro toma o astral de campeonato.

O campeonato: foi baixa a adesão à etapa de Rolante. Não chegou a dar 15 pilotos para a disputa do campeonato Gaúcho.

Escolha da prova: com o teto baixo, e condição bem nublada, escolheram uma prova que daria um zigue zigue na frente da rampa. Seria start na rampa, pilão 1 na Festa da Cuca (no centro da cidade), pilão 2 no Palácio (voltando pro lado do morro, à esquerda da decolagem), pilão 3 na Olaria (na chegada da cidade), pilão 4 no Juca (indo pro pouso oficial), pilão 5 de novo na Festa da Cuca, para goal no pouso oficial.

Chuvas localizadas: Janela aberta e aproximando o star, tínhamos à frente da rampa, bem à frente, uma linha de chuva. O pior vinha da esquerda da decolagem, e que quem estava na rampa não via... Uma "tormenta" desaguando. O Monex estava na rampa querendo decolar, e começa o corre corre na rampa pedindo pro cara não decolar. Já pediam o adiamento do start, e mesmo o cancelamento da prova. Mas o Monex decola assim mesmo... Aí foi o Rafa, o Marcel, o Pélio, e o Tonhão. O Socó até foi pra rampa, mas recuou.

Trovões e raios: Piora a condição, com 5 asas voando na frente, chuva ao lado, trovoadas e correria na rampa, pilotos recolhendo os equipamentos e asas pela iminência da chuva no morro, até que finalmente, cancelamos a prova.

Quem estava no morro tratou de desmontar as asas, ou protegelas da chuva. Choveu pouco, sem encharcar asa asas.

Enquanto isso, todos no morro na "coruja" do rádio, ouvindo os 5 pilotos que voavam fugindo da chuva, indo em direção ao centro da cidade, procurando um pouso seguro. Ouvímos coisa do tipo " não para de subir", "vou mais pra frente que aqui tá ruim"... No final, todos pousaram bem.

Descemos o morro então. Alguns pilotos locais ficaram no morro e até decolaram depois, pois o tempo deu uma aliviada e permitiu as decolagens.

A turma se encontrou no centro da cidade num barzinho, para o lanche, e ouvir os relatos de quem decolou.

O domingo amanheceu fechado em Igrejinha com chuviscos...

Chegamos entubados...



Eu fui à Rolante !!!


O MG10, Clube de Voo Livre de Rolante fez a sua parte: a estrada estava em boas condições, sugurança para os pilotos, e QG com lanches e bebidas:



Eu tinha esperanças em voar...


Espectativa na rampa, com a chuva vindo...


... e piloto no ar.