domingo, 19 de abril de 2015

Mais dois voos

Final de semana com dois voos:

Sábado: mesmo com a tarde nublada, subi pra rampa. Comigo, Bebeto, Bruno e Everton. Na rampa chegou depois o Balta. Eles subiram para me dar a decolagem e discutir alguns planos para as melhorias na rampa, como modificar o acesso dos carros, limitando esse acesso, e protegendo as decolagens, pois como esta hoje, os carros sobem bem na área da decolagem. A condição era de boa pressão na rampa, pelo efeito das nuvens baixas. A decolagem foi fácil. Fizemos umas fotos caprichadas, com comando de vela e tudo. O voo direto pro pouso, pois não encostei no morro logo na saída, e perdi o lift. 10 minutos de voo. 

Domingo: tarde de sol, mas a previsão não era muito favorável ao voo, pois apontava para Norte. Subimos depois das 14 horas. Fui com o Grilo, Everton e Marcelo Ermel no resgate. Chegamos na rampa e praticamente não havia vento. O que encontramos lá foi lixo mesmo, deixado pelo pessoal que vai pra rampa de noite, tomar umas cervejas... Fiz minha parte, e recolhi umas 15 latas. Chegaram o Bebeto e o Carlos Petry, e já foram abrindo seus gliders na rampa, confiando em decolar para um voo. Depois também o Balta e o João chegaram de asa, mas nem montaram os equipas, pela condição ruim que se apresentava. Bebeto e Carlos estavam checados na rampa e decolaram quando entrava uma brisa na rampa, mas tendo que dar aquela corrida para sair em voo. Sobrou o Everton checado esperando a condição melhorar. Ficou pior, zerando geral na rampa Sul. Parecia que na rampa Norte teria alguma condição de decolagem, e o Everton recolheu seu glider e foi para a Norte. Eu e o Davila ficamos na Sul, e eu até já tinha começado a guardar de volta pra mochila o glider. A condição muda novamente, começando a soprar de Sudoeste, e o pessoal pede para que eu abra meu equipamento e dê o meu voo. O Everton decolou e foi pro voo. Na frente da rampa não achou nada e foi para a Cruz. Por lá, pegou umas térmicas fracas, mas que botaram ele na altura da Cruz, permitindo que fosse para o pouso na cidade. O grilo decolou também e foi logo para a Cruz. Então decolei, numa brisa fraca, mas que garantiu uma decolagem segura. Mas foi um voo curto direto pro pouso. O Grilo pousou e eu logo pousei também. 9 minutos de voo.

As fotos de sábado:





V006/132m

domingo, 12 de abril de 2015

Voo 004

Sábado de voo. Subi de motora pro Dávila e Bebeto, para que depois fizesse o meu voo. Chegamos na rampa e o João já estava por lá de asa.

Voo de lift, voando na rampa até a pedreira, com vento Sudoeste. 26 minutos de voo, com pouso no José Jaques, de Norte.

Detalhes do voo aqui: http://www.xcbrasil.org/flight/133195

004/112.






sexta-feira, 10 de abril de 2015

Voo de Férias 2: Voando em casa !

Finalmente voando em casa!

Subi de motora pro Grilo e pro Comandante. No morro também o Dávila, Bebeto e Leonardo. O dia estava muito bonito, e a expectativa de um voo bom era de todos. Mas estamos em abril, outono, e agora a condição engana bastante. O Comandante Amilton decolou primeiro, e ficou na batalha, voando nas fracas térmicas escorado no morro. Quando a condição pareceu melhores, decolarem o Bebeto, o Dávila, Grilo e Leonardo. Remado pra todos. O Comandante pousou com os outros em voo. Fui pro pouso no José Jaquez para o resgate. Quando cheguei lá, já tinham pousado o Grilo e o Dávila. Depois pousou o Bebeto e o Leo. Então, subimos para o meu voo.

Chegamos com um boa pressão para a decolagem. O Grilo decolou acreditando no lift, mas que não se confirmou de cara. Saiu abaixo da rampa, e na frente, pegou uma fraca, mas que botou ele pra cima, voltando pro morro num bom lift.

A minha decolagem foi em duas infladas: a primeira, deixei passar o glider, e tive que abortar a decolagem. Na segunda tentativa, a inflagem foi boa, botei o glider em cima, saí da invertiva, segurei um pouco para estabilizar, e corri pro voo. Muito boa a decolagem, ganhando um pouquinho na saída, para a esquerda. Demorei pra voltar para a rampa, e por isso devo ter perdido o lift. Mesmo assim, fiquei voando em cima do platô, perdendo aos poucos a altura. Fui para o pouso oficial do José Jaquez, com 13 minutos de voo.

Voltei pra casa !






sexta-feira, 3 de abril de 2015

Voo de Férias !

Segundo voo de paraglider. De novo, em Osório. Voo em condição clássica de Osório. Vento Leste. Decolagem suave, e voo de 56 minutos. Liftão gordo... 20 minutos fazendo o lift na rampa, e depois fomos escalar os paredões à esquerda da decolagem. Estávamos uns 5 glider por lá. Tive um personal lift, o Petaty, voador de Osório, que foi me dando as dicas para escalar os paredões. Mesmo passando pela tensão do voo, que é o segundo de paraglider, apreciei a bela paisagem que o voo de Nordeste de Osório proporciona.

Detalhes do voo aqui:

http://www.xcbrasil.org/flight/131854